30 de set. de 2010

Calvície não!!


A finasterida é o que há de mais efetivo para combater a calvície - para muitos homens, um pesadelo só comparável à celulite para as mulheres. A finasterida era utilizada para tratar homens com hiperplasia prostática benigna, ou seja, homens que estão com a próstata aumentada, por diversos motivos. Mas com o tempo constatou-se que um dos principais efeitos colaterais do remédio é o crescimento de pelos. Hoje a finasterida é também um medicamento indicado para combater a queda de cabelo. Um remédio de administração oral, antiandrógeno que inibe a produção da enzima que transforma o hormônio masculino testosterona em DHT (dihidrotestosterona, que é responsável pela queda). A finasterida inibe a ação da enzima 5-alfa-redutase e diminui o nível de DHT no couro cabeludo, o que impede a atrofia dos folículos capilares e ajuda na restauração dos folículos já atrofiados. O resultado é a produção visível de cabelos com aparência natural e a recuperação de áreas que estavam rarefeitas.
A maioria dos dermatologistas recomenda 1 mg/dia de finasterida para induzir crescimento capilar em homens e mulheres. Os efeitos podem ser observados de 12 semanas a 6 meses após o inicio do tratamento. Mas Para manutenção do resultado, o tratamento deve ser contínuo pois, com a sua interrupção, os cabelos voltam a cair no mesmo ritmo de antes. O tratamento deve ser prescrito e acompanhado pelo médico dermatologista que irá avaliar a necessidade de solicitar exames antes de iniciá-lo.
Além da finasterida é indicado o uso, em conjunto, do Minoxidil. O minoxidil é uma loção capilar que ajuda a revitalizar a raiz do cabelo, normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase de crescimento. Ele também tem a função de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo oxigenação da área. A solução de minoxidil é geralmente encontrada na concentração 2% a 5%. E estudos mais recentes comprovaram que a melhor eficácia é a concentração de 5% tanto em homens como em mulheres.

Mas existe um grande fantasma que assombra aqueles que querem ou usam a finasterida, o dizer de sua possível culpa na perda do desejo sexual e até mesmo infertilidade. O urologistas afirmam que problemas de infertilidade temporária foram comprovados em estudos científicos apenas nos pacientes que tomam 5mg de finasterida por dia, dosagem recomendada para homens com problemas na próstata. Para pacientes que tomam doses mais baixas do remédio ainda não existem estudos suficientes para comprovar que a medicação cause infertilidade ou perda do desejo sexual.
Se você estiver perdendo cabelo procure um bom dermatologista e converse com ele, expondo suas dúvidas e receios. Ele saberá orientá-lo(a) nestes tratamentos. E lembre-se nunca tome medicamentos sem o conhecimento de seu médico.

Nova coleção Damyller - Preocupação com o meio ambiente.


A marca de Jeans Damyller apresentou essa semana no Oscar Fashion Days peças bem interessantes. Uma novidade foram os jeans tingidos com borra de café e intitulados ecologicamente corretos por não usar nenhum processo químico no desenvolvimento das peças.
O resultado desse trabalho com a borra do café são peças únicas, exclusivas, sempre diferentes uma das outras, a marca aposta na singularidade dos usuários e segue agora um apelo mais ecológico buscando reutilizar produtos orgânicos que não agridem o meio ambiente. Além disso, no parque fabril da marca, situado em Santa Catarina, a lavanderia de jeans utiliza a água do rio que fica ao lado da cidade. Depois das peças passarem por inúmeras lavagens, a água vai para uma estação de tratamento da própria empresa, e volta mais limpa para o rio.

Tratando os cachos


Cabelos cacheados são sempre muito bonitos e podem ser também muito sedutores, o truque é domá-los com os cuidados certos e os produtos adequados.

Use sempre produtos indicados para esse tipo de cabelo. Os cosméticos específicos oferecem a proteção e hidratação na medida certa para esse fio. Na hora de aplicar, cuide para não exagerar na quantidade, pois o excesso pode deixar o aspecto opaco e pesado. Durante a aplicação massageie o couro cabeludo suavemente para não sensibilizar a região. Enxágüe muito bem. E desembarace com pentes de dentes largos.

Um fator de extrema importância nos cacheados é a hidratação. O tratamento repõe os nutrientes e a água aos fios, devolvendo o brilho, a maciez, a elasticidade e a forma aos cachos. Para isso, aplique máscaras de tratamento. Tire o excesso de água e aplique o produto escolhido mecha por mecha (evite a raiz). Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem.

Mais uma vez, o segredo do cuidado começa no banho. Como sempre, a melhor opção é buscar pelos produtos específicos para o seu tipo de cabelo, crespos ou afros, no caso. "A maneira correta de lavar os fios é massagear com delicadeza o couro cabeludo, e não esfregar os fios", explica o cabeleireiro Francisco José Fernandez, do Jacques Janine da Chácara Klabin, em São Paulo.

O formato desse tipo de cabelo impede que a oleosidade produzida nas raízes chegue até as pontas e o resultado são fios frágeis, ressecados, arrepiados e sem forma. Por isso a hidratação semanal é tão importante. E com a infinidade de produtos disponíveis no mercado, você pode fazer em casa mesmo. As máscaras devem ser espalhadas sobre o cabelo úmido (tire o excesso de água com uma toalha), mecha por mecha, evitando a raiz. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem.
Basta seguir esse guia para que seu cabelo encaracolado, crespo e até afro fique um arraso.

Dicas para de beleza para ELES

O homem atual é vaidoso e liberal, quer estar em evidência – um perfil masculino muito diferente do passado. Percebe-se o crescimento do comércio de beleza e estética voltada para atender o consumidor masculino. Além disso a sociedade atual também cobra um padrão de beleza para os homens. Por isso aqui vão algumas dicas para se aqueles que querem ficar mais elegantes, bonitos e charmosos.

Cabelos brancos - Para esconder os fios de cabelos brancos com efeito de envelhecimento, a dica é o uso de tonalizantes. Proporcionam um aspecto natural, não danificam os fios e hidratam. Para os homens que gostam do efeito grisalho as dicas a seguir são importantes.

Um bom corte - Dar preferência a cortes de cabelos desfiados, com o comprimento entre 3 a 4 centímetros em média. Com esse corte você pode se adequar a qualquer situação, desde um jantar de negócios até uma balada. Para os de cabelos rebeldes, um corte que reduza o volume é o mais indicado.

Trate sempre os cabelos - Usar mascaras hidratantes ajuda a repor os nutrientes, devolve o brilho e a maciez, além de fortalecer a raiz e ajudar no crescimento. A continuidade do tratamento em casa também é indicada. Faça uso de xampus e condicionadores especiais, levando em conta o tipo de cabelo. O mercado está cheio de opções escolha a melhor, se não quiser perder tempo faça opção por mascaras de hidratação instantâneas.

Sobrancelhas - Retirar o excesso dos fios das sobrancelhas, quando necessário. É importante frisar que retirar o excesso não é o mesmo que desenhar a sobrancelha - este hábito feminino gera um aspecto de delicadeza. Pêlos das sobrancelhas aparadas melhoram o visual, dão aspecto de limpeza e leveza ao olhar e todo o rosto masculino.

Pele do rosto - Fundamental fazer limpezas de pele, especialmente as acneicas, com cravos e espinhas. Para este tipo de pele o ideal é que seja feita uma limpeza por mês. Protetor solar oil free também não pode faltar, pois previne o envelhecimento precoce da pele e o risco de câncer.
Tenha estilo – Para marcar seu estilo faça uso de ceras e pomadas para os cabelos, procure por produtos que, além de modelar, também tratem os fios. Um bom perfume sempre funciona. Se tiver dúvidas teste e pergunte para uma amiga, namorada, esposa, mãe... elas sabem dizer exatamente, qualidade que me impressiona muito, qual perfume fica bom em você.

29 de set. de 2010

Destacando olhos verdes


Uma ótima forma de destacar olhos verdes é com sombra para olhos. Cores quentes como roxo profundo, ameixa, malva, violeta, dourado, bronze, verde profundo, cobre, castanho, pink médio, pêssego e damasco e são excelentes opções para todos os olhos verdes.
Na escolha da maquiagem para olhos verdes, deve-se considerar a cor do delineador. Um delineador preto tende a ser pesado e provavelmente é melhor evitá-lo. Tente o marrom, e para ocasiões especiais, dourado ou bronze.
Deve-se levar em consideração as cores do batom e blush. Para o blush, marrom, rosa, pêssego e damasco são todas boas escolhas de cor. Uma boa dica é experimentar marrom, rosa, malva, ameixa e vinho como cores de batom.
O tom da pele também pode fazer diferença nas cores que você escolher. Peles escuras com olhos verdes ficam melhores com cores como malva, bronze e roxo médio. Peles de tom médio com olhos
Não podemos esquecer que nem todos têm o mesmo tom de verde nos olhos, assim, apesar de algumas das sugestões acima, algumas cores podem funcionar, outras não. É sempre uma boa idéia experimentar cores, uma vez que isso permite encontrar as tonalidades certas que vão funcionar. Lembre-se, para fazer seus olhos verdes se destacarem requer um pouco prática, mas com a maquiagem certa os resultados serão impressionantes.

Chapinha e secador vilões ou aliados?


Mesmo com as novidades do mercado capazes de manter a saúde dos cabelos e deixá-los mais hidratados, são necessários alguns cuidados na hora de secar os fios. Se a chapinha e o secador não for utilizados adequadamente e se pequenos detalhes forem esquecidos, o sonho de ter um cabelo bonito pode ficar bem longe de se tornar real.

Aqui estão sete dicas fundamentais para não acabar com a saúde dos fios.

1- Todo dia - Usar chapinha ou secador todo o dia não faz mal aos fios, desde que você faça isso com um aparelho adequado (mais moderno, que não agride os fios), escolha uma temperatura estável e amena, proteja o cabelo com leave-in termoativado ou defrisante e hidrate o cabelo uma vez por semana.

2- Secador X chapinha - A maior agressora dos cabelos é a chapinha, pois é mais quente e fica em contato direto com os fios. Por isso, mantenha a chapa no mínimo três centímetros distante da região do couro cabeludo (que já tem os fios mais lisos) para evitar queimaduras; deixe a temperatura estável para não ter que passar a chapa várias vezes mo mesmo lugar; deslize a prancha sempre da raiz até as pontas; e nunca mantenha a chapinha parada em um mesmo ponto do cabelo para não queimá-lo

No caso dos secadores, seque a uma distância de 15cm dos fios; mantenha a temperatura morna; evite a potência muito forte; e nunca deixe o secador sobre uma mecha do cabelo por mais de três segundos.

3- Temperatura elevada é o problema - Fique sempre de olho na temperatura. Ela precisa ser estável e, quanto mais baixa, melhor. Se com o tempo o fio for ficando áspero, ressecado e com pontas duplas, você pode estar estrapolando a temperatura ideal para a saúde das madeixas. Dependendo do calor, dá até para sentir o cheiro do cabelo queimando no momento da agressão.

4- Invista em um leave-in protetor termoativado - Ade protegerem os fios do calor, ajudam o cabelo a secar mais rápido e modela com mais facilidade, pois, como o nome já diz, são ativados com o calor. Eles dão um movimento natural ao cabelo e devem ser usados nos fios ainda úmidos, antes da chapinha e do secador.

5- Hidrate os fios - Use xampus e condicionadores sem sal e específicos para o seu tipo de cabelo. Hidrate os fios em casa uma vez por semana, usando alternadamente uma máscara que contenha queratina e proteínas e outra a base de óleos como marula e manteiga de karité.

6- Cuidado com os fios molhados - Eles são mais frágeis e, por isso, precisam de mais cuidados. Mesmo que a sua chapinha seja daquelas que permitem o uso em cabelos molhados, evite. Para ter cabelos saudáveis, você primeiro precisa secá-los, fazendo uma leve escova, para depois pranchá-los. Caso contrário, você corre o risco de queimá-los, pois é necessário passar várias vezes a chapinha sob uma mesma mecha para secá-la.

7- Evite o vício - Tudo em excesso faz mal. Se fez chapinha à noite, evite fazer pela manhã. Utilize um creme noturno para controlar os fios rebeldes antes de dormir ou, se preferir, apenas seque o cabelo à noite e passe a chapinha quando acordar. Use o bom senso e, sempre que puder, dê férias aos seus fios.

Dicas para uma barba bem feita

              


Barbear-se exige cuidados básicos como água quente, creme ou gel, aparelho ou lâmina de barbear e loção após barba. Esse é o segredo para uma pele macia, lisa e sem pêlo encravado. A barba bem-feita dá uma agradável sensação de frescor e leveza. O rosto limpo e bem tratado é um cartão de visita. Mas para uma barba bem feita deve-se tomar alguns cuidados.

Procure fazer a barba logo após o banho. A ausência de oleosidade e de resíduos na pele facilita o deslizamento da lâmina de barbear. Se a barba for cerrada coloque uma toalha quente sobre o rosto por 30 segundos. Quanto mais macio o pêlo, melhor desliza a lâmina sobre o rosto. Use creme ou gel de barbear e massageie a região da barba em círculos, de um lado para o outro, de cima para baixo. Isso ajuda a cortar o pêlo mais rente. Comece o barbear pelas laterais do rosto, onde a pele é menos sensível, deslizando o aparelho no sentido em que os pêlos crescem. Deixe a região do queixo, onde os pêlos demoram mais para amolecer. Evite passar o aparelho no sentido contrário do crescimento do pêlo. Dirija o aparelho para baixo nos pêlos que crescem para baixo; e para cima naqueles que crescem para cima. Ir contra o sentido do pêlo (escanhoar) resulta em um barbear um pouco mais rente, mas irrita muito a pele e favorece o aparecimento de pêlos encravados. Substitua a lâmina após três ou quatro barbeadas. No caso de uma pele com acne, cuidado para não cortar os pontos lesados, disseminando a bactéria presente na acne. Aplique a toalha quente novamente para retirar o que restou do creme de barbear. Enxágue o rosto com água fria para fechar os poros. Finalmente, aplique uma loção pós-barba sem muito álcool para não irritar ou ressecar a pele. Quem tem acne pode substituir a loção por um antibiótico na forma de gel. Já os barbeadores elétricos são ideais para quem tem pressa em deixar o rosto liso e não quer irritar a pele com as lâminas. Eles diminuem a agressão porque não deixam cortes e lesões em peles que apresentam foliculite. O resultado não é tão rente quanto à lâmina para quem tem pêlos muito grossos, mas resolvem bem as barbas comuns. O melhor jeito de usar os barbeadores elétricos é após o banho, quando os pêlos estão amolecidos e mais fáceis de serem removidos. O uso de uma compressa com toalha quente, dilata o poro e facilita o trabalho.

28 de set. de 2010

Maquiagem X Pele Oleosa



Geralmente quem tem a pele oleosa (ou até mista) acredita que a maquiagem pode acentuar ainda mais essa característica ou até mesmo deixar a pele com brilho mais excessivo ainda, o que é um engano. A maquiagem não estimula a produção da oleosidade da pele!
Antes da maquiagem é bom lembrar que é fundamental o uso de produtos para a limpeza, tonificação e hidratação da pele. Escolha produtos hipoalergenicos e livre de óleos. Outra dica é verificar junto ao rótulo do produto se é específico para o seu tipo de pele, que pode ser seca, normal, mista ou oleosa.

A maquiagem para pele oleosa deve ser leve e suave. Prefira sempre produtos líquidos para a cobertura (corretivo e base), que são mais indicados por oferecer uma cobertura leve, sem deixar um aspecto pesado e artificial à maquiagem.
O corretivo serve exclusivamente para corrigir pequenas imperfeições ou suavizar manchas que estão isoladas. É válido também aplicar este produto no canto dos olhos, do nariz e da boca, onde naturalmente a pele é mais escura. Sempre em pequenas quantidades, sem arrastar. A cor do corretivo pode ser um tom mais claro da pele. Lembre-se de optar por um corretivo líquido que é facilmente encontrado no mercado.
Para uniformizar a pele, use a base sobre todo o rosto. Este produto também pode ser encontrado em várias opções, porém a mais indicada é a líquida. Para acertar tom deste produto com o do rosto, faça um teste aplicando uma pequena quantidade sobre a testa até secar. Se houver diferença de cor, troque! Uma atenção especial também nos movimentos de aplicação da base: respeite a malha muscular do rosto, por isso o produto deve ser aplicado de dentro para fora, em movimentos ascendentes e no pescoço, de cima para baixo.
A pele oleosa possui brilho excessivo, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo), por isso o pó é fundamental para controlar o brilho. Se você tiver a pele normal à seca, aplique apenas na zona T (testa, nariz e queixo). Aplique sempre uma quantidade mais generosa, mesmo que inicialmente a pele apresente um aspecto mais seco que o normal. Aplicar uma quantidade maior garante o aspecto mate e fixa a maquiagem por mais tempo. É importante também reaplicar o produto sempre que notar início de brilho na pele. Para finalizar a cobertura de uma pele perfeita, aplique um produto iluminador sobre vincos ou marcas de expressão, assim teremos um efeito de ótica que disfarça e elimina essas características.
A pele oleosa possui poros mais dilatados que a pele normal. Por isso a cobertura pesada pode “entupir” esses poros, comprometendo o acabamento da maquiagem. Todos os produtos para cobertura de pele (exceto o pó) devem ser líquidos e sem óleo, os chamados “oil-free”. Existem produtos adequados a todos os tipos de pele, por isso invista em bons produtos para poder aproveitar ao máximo o que cada um oferece de melhor.

27 de set. de 2010

Cuidados básicos para a pele

É necessário manter sempre a pele saudável e para isto bastam três procedimentos fáceis e práticos:
Pele Limpa - para a higienização prefira sabonetes neutros ou líquidos e loções próprias para higiene (que possuem pH - índice de alcalinidade - mais próximo ao da pele e por isso não agridem).
Proteção - em qualquer época do ano as radiações UVA e UVB são prejudiciais à pele e provocam envelhecimento e câncer de pele. Use sempre filtros com fator de proteção solar (FPS) superior a 15. Eles devem ser usados sempre e repassados durante o dia. Para as mulheres que costumam sair de casa maquiadas deve-se passar o filtro antes de se pintar.
Hidratação - aplique um creme hidratante (não oleoso ou em gel), além de ajudar a manter a umidade natural da superfície, colabora para preservar o manto hidrolipídico (camada composta por água e gordura e responsável por manter a hidratação da pele).
Estes três cuidados devem ser adotados por qualquer pessoa independente de sexo, idade ou tonalidade de pele.
Devemos ficar atentos e nos proteger para evitar o aparecimento de câncer de pele.

26 de set. de 2010

Lavando corretamente os cabelos


Lavar os cabelos faz parte da rotina de todas as mulheres. Contudo, poucas sabem qual é a forma correta de lavar os cabelos sem prejudicar a beleza dos fios.

O primeiro passo é lavar os cabelos em água morna. Caso você suporte temperatura menor, melhor ainda. A escolha do shampoo é também muito importante, uma vez que ele é responsável pela limpeza e também do couro cabeludo como um todo.

Um erro muito cometido pela maioria das pessoas é aplicar uma quantia determinada diretamente no couro cabeludo. O correto é espalhar o shampoo nas mãos e, após, passar sobre todo o cabelo.  

O modo como você lava os cabelos dependerá da oleosidade do mesmo:

Cabelos oleosos: Ao lavar os cabelos, evite massagear o couro cabeludo com movimentos circulares. Procure esfregar, com o objetivo de retirar a oleosidade do mesmo. Após lavar as raízes, é necessário atentar para o comprimento e as pontas. Caso você os lave de maneira grosseira, acabará esfregando uma cutícula na outra provocando a abertura das escamas dos fios. O correto é massagear as pontas de cima para baixo, sem, contudo, esfregar.

Cabelos secos: Ao contrário dos cabelos oleosos, massageie o couro cabeludo com movimentos circulares a fim de estimular a oleosidade natural do couro cabeludo.

Após lavar os cabelos com o shampoo, aplique o condicionador ou a máscara de nutrição. Utilize uma espátula para retirar o produto da embalagem a fim de evitar o contato de substâncias que estão em sua mão e que podem alterar a fórmula do creme de hidratação. Ao aplicá-lo, espalhe bem nas mãos e faça isso sempre quadro dedos abaixo da linha do couro cabeludo. Massageie no sentido meio para as pontas. Para desembaraçar utilize um pente e penteie o cabelo começando das pontas em direção ao couro cabeludo, evitando a quebra dos fios.

Para finalizar, o enxágüe deve ser abundante evitando que substâncias fiquem nos fios e causem o ressecamento do cabelo.