30 de set. de 2010

Calvície não!!


A finasterida é o que há de mais efetivo para combater a calvície - para muitos homens, um pesadelo só comparável à celulite para as mulheres. A finasterida era utilizada para tratar homens com hiperplasia prostática benigna, ou seja, homens que estão com a próstata aumentada, por diversos motivos. Mas com o tempo constatou-se que um dos principais efeitos colaterais do remédio é o crescimento de pelos. Hoje a finasterida é também um medicamento indicado para combater a queda de cabelo. Um remédio de administração oral, antiandrógeno que inibe a produção da enzima que transforma o hormônio masculino testosterona em DHT (dihidrotestosterona, que é responsável pela queda). A finasterida inibe a ação da enzima 5-alfa-redutase e diminui o nível de DHT no couro cabeludo, o que impede a atrofia dos folículos capilares e ajuda na restauração dos folículos já atrofiados. O resultado é a produção visível de cabelos com aparência natural e a recuperação de áreas que estavam rarefeitas.
A maioria dos dermatologistas recomenda 1 mg/dia de finasterida para induzir crescimento capilar em homens e mulheres. Os efeitos podem ser observados de 12 semanas a 6 meses após o inicio do tratamento. Mas Para manutenção do resultado, o tratamento deve ser contínuo pois, com a sua interrupção, os cabelos voltam a cair no mesmo ritmo de antes. O tratamento deve ser prescrito e acompanhado pelo médico dermatologista que irá avaliar a necessidade de solicitar exames antes de iniciá-lo.
Além da finasterida é indicado o uso, em conjunto, do Minoxidil. O minoxidil é uma loção capilar que ajuda a revitalizar a raiz do cabelo, normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase de crescimento. Ele também tem a função de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo oxigenação da área. A solução de minoxidil é geralmente encontrada na concentração 2% a 5%. E estudos mais recentes comprovaram que a melhor eficácia é a concentração de 5% tanto em homens como em mulheres.

Mas existe um grande fantasma que assombra aqueles que querem ou usam a finasterida, o dizer de sua possível culpa na perda do desejo sexual e até mesmo infertilidade. O urologistas afirmam que problemas de infertilidade temporária foram comprovados em estudos científicos apenas nos pacientes que tomam 5mg de finasterida por dia, dosagem recomendada para homens com problemas na próstata. Para pacientes que tomam doses mais baixas do remédio ainda não existem estudos suficientes para comprovar que a medicação cause infertilidade ou perda do desejo sexual.
Se você estiver perdendo cabelo procure um bom dermatologista e converse com ele, expondo suas dúvidas e receios. Ele saberá orientá-lo(a) nestes tratamentos. E lembre-se nunca tome medicamentos sem o conhecimento de seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário