29 de set. de 2010

Dicas para uma barba bem feita

              


Barbear-se exige cuidados básicos como água quente, creme ou gel, aparelho ou lâmina de barbear e loção após barba. Esse é o segredo para uma pele macia, lisa e sem pêlo encravado. A barba bem-feita dá uma agradável sensação de frescor e leveza. O rosto limpo e bem tratado é um cartão de visita. Mas para uma barba bem feita deve-se tomar alguns cuidados.

Procure fazer a barba logo após o banho. A ausência de oleosidade e de resíduos na pele facilita o deslizamento da lâmina de barbear. Se a barba for cerrada coloque uma toalha quente sobre o rosto por 30 segundos. Quanto mais macio o pêlo, melhor desliza a lâmina sobre o rosto. Use creme ou gel de barbear e massageie a região da barba em círculos, de um lado para o outro, de cima para baixo. Isso ajuda a cortar o pêlo mais rente. Comece o barbear pelas laterais do rosto, onde a pele é menos sensível, deslizando o aparelho no sentido em que os pêlos crescem. Deixe a região do queixo, onde os pêlos demoram mais para amolecer. Evite passar o aparelho no sentido contrário do crescimento do pêlo. Dirija o aparelho para baixo nos pêlos que crescem para baixo; e para cima naqueles que crescem para cima. Ir contra o sentido do pêlo (escanhoar) resulta em um barbear um pouco mais rente, mas irrita muito a pele e favorece o aparecimento de pêlos encravados. Substitua a lâmina após três ou quatro barbeadas. No caso de uma pele com acne, cuidado para não cortar os pontos lesados, disseminando a bactéria presente na acne. Aplique a toalha quente novamente para retirar o que restou do creme de barbear. Enxágue o rosto com água fria para fechar os poros. Finalmente, aplique uma loção pós-barba sem muito álcool para não irritar ou ressecar a pele. Quem tem acne pode substituir a loção por um antibiótico na forma de gel. Já os barbeadores elétricos são ideais para quem tem pressa em deixar o rosto liso e não quer irritar a pele com as lâminas. Eles diminuem a agressão porque não deixam cortes e lesões em peles que apresentam foliculite. O resultado não é tão rente quanto à lâmina para quem tem pêlos muito grossos, mas resolvem bem as barbas comuns. O melhor jeito de usar os barbeadores elétricos é após o banho, quando os pêlos estão amolecidos e mais fáceis de serem removidos. O uso de uma compressa com toalha quente, dilata o poro e facilita o trabalho.

Um comentário:

  1. De fato estas dicas funcionam muito bem. Outra opção é o barbeador elétrico a prova d´água (Philishave Cool Skin), você consegue fazer a barba debaixo do chuveiro. Tem até um dispenser que você pode utilizar tanto com gel quanto com creme. Acabaram-se meus problemas com pelos encravados.

    ResponderExcluir