29 de set. de 2010

Chapinha e secador vilões ou aliados?


Mesmo com as novidades do mercado capazes de manter a saúde dos cabelos e deixá-los mais hidratados, são necessários alguns cuidados na hora de secar os fios. Se a chapinha e o secador não for utilizados adequadamente e se pequenos detalhes forem esquecidos, o sonho de ter um cabelo bonito pode ficar bem longe de se tornar real.

Aqui estão sete dicas fundamentais para não acabar com a saúde dos fios.

1- Todo dia - Usar chapinha ou secador todo o dia não faz mal aos fios, desde que você faça isso com um aparelho adequado (mais moderno, que não agride os fios), escolha uma temperatura estável e amena, proteja o cabelo com leave-in termoativado ou defrisante e hidrate o cabelo uma vez por semana.

2- Secador X chapinha - A maior agressora dos cabelos é a chapinha, pois é mais quente e fica em contato direto com os fios. Por isso, mantenha a chapa no mínimo três centímetros distante da região do couro cabeludo (que já tem os fios mais lisos) para evitar queimaduras; deixe a temperatura estável para não ter que passar a chapa várias vezes mo mesmo lugar; deslize a prancha sempre da raiz até as pontas; e nunca mantenha a chapinha parada em um mesmo ponto do cabelo para não queimá-lo

No caso dos secadores, seque a uma distância de 15cm dos fios; mantenha a temperatura morna; evite a potência muito forte; e nunca deixe o secador sobre uma mecha do cabelo por mais de três segundos.

3- Temperatura elevada é o problema - Fique sempre de olho na temperatura. Ela precisa ser estável e, quanto mais baixa, melhor. Se com o tempo o fio for ficando áspero, ressecado e com pontas duplas, você pode estar estrapolando a temperatura ideal para a saúde das madeixas. Dependendo do calor, dá até para sentir o cheiro do cabelo queimando no momento da agressão.

4- Invista em um leave-in protetor termoativado - Ade protegerem os fios do calor, ajudam o cabelo a secar mais rápido e modela com mais facilidade, pois, como o nome já diz, são ativados com o calor. Eles dão um movimento natural ao cabelo e devem ser usados nos fios ainda úmidos, antes da chapinha e do secador.

5- Hidrate os fios - Use xampus e condicionadores sem sal e específicos para o seu tipo de cabelo. Hidrate os fios em casa uma vez por semana, usando alternadamente uma máscara que contenha queratina e proteínas e outra a base de óleos como marula e manteiga de karité.

6- Cuidado com os fios molhados - Eles são mais frágeis e, por isso, precisam de mais cuidados. Mesmo que a sua chapinha seja daquelas que permitem o uso em cabelos molhados, evite. Para ter cabelos saudáveis, você primeiro precisa secá-los, fazendo uma leve escova, para depois pranchá-los. Caso contrário, você corre o risco de queimá-los, pois é necessário passar várias vezes a chapinha sob uma mesma mecha para secá-la.

7- Evite o vício - Tudo em excesso faz mal. Se fez chapinha à noite, evite fazer pela manhã. Utilize um creme noturno para controlar os fios rebeldes antes de dormir ou, se preferir, apenas seque o cabelo à noite e passe a chapinha quando acordar. Use o bom senso e, sempre que puder, dê férias aos seus fios.

Um comentário:

  1. O problema da mulherada é querer usar secador e prancha sem ter nenhum cuidado adicional. Assim não dá mesmo. A propósito, recomendo muito o defrizante final care da Voler Professional e o reparador de pontas, claro.

    ResponderExcluir